Quem não tem colírio usa óculos escuro

26 de junho de 2017

20170501 blog

As drogas ilícitas são agentes químicos que podem ter influência sobre o tamanho das pupilas e sobre os seus reflexos de contração (miose) e dilatação (midríase). Elas podem influenciar também o padrão de resposta pupilar à luz e,  a capacidade de ver de perto (acomodação).

Isso ocorre devido à interação dessas substâncias com neurotransmissores, que modulam nosso estado de alerta/vigília e controlam o diâmetro pupilar, regulando a entrada de luz nos olhos . O balanço entre os neurotransmissores principais, de dois tipos de sistemas do organismo (simpático e parassimpático), é o que, em última análise, determina a influência das drogas sobre o tamanho das pupilas.
Leia mais…


Alergias Oculares no Inverno

14 de junho de 2017

20170501 blog

As mudanças de temperatura, comuns neste período do ano, aumentam em até 50% dos casos de alergias oculares. O problema pode atingir pacientes de todas as idades, principalmente aqueles que possuem histórico de alergia ocular e sistêmica (rinite, dermatite, asma etc.).

Entre os principais sintomas estão a coceira nos olhos, ardor, sensibilidade a luz, sensação de olho seco, dor ocular, vermelhidão, lacrimejamento e, em alguns casos, secreção e inchaço causados pelas reações imunológicas na córnea e conjuntiva que, podem gerar diminuição da transparência corneana e graves inflamações.

Leia mais…


A relação do estresse com doenças oculares

09 de junho de 2017

20170618 blog

Médicos e pacientes sabem há muito tempo da importância relevante em manter um estilo de vida equilibrado, tanto físico como mental, para o bem-estar emocional, que é considerado peça importante na prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde.

Infelizmente, muitos de nós vivemos um dia-a-dia agitado e, cheio de compromissos, tornando dessa forma, cada dia mais difícil o cuidado com a saúde emocional.

As complicações advindas do estresse mental são bem difundidas e temidas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), distúrbios do sono e depressão.

Leia mais…


Alguns cuidados importantes para curtir o mês junino sem preocupação.

05 de junho de 2017

20170605 blog

No embalo das comemorações das festas juninas, entre comidinhas típicas, quadrilhas, fantasias caipiras e muita animação, temos que lembrar que o repertório junino também abrange alguns perigos a serem ressaltados, a queima de fogos de artifício e a tradicional fogueira de São João, apresentando riscos à saúde dos nossos olhos.

É preciso ter cuidado com o calor e com a fumaça que saem das fogueiras e dos fogos de artifício, estes podem provocar ardor, queimação, vermelhidão, lacrimejamento e coceira nos olhos. Esses sintomas ainda podem evoluir para uma conjuntivite não contagiosa ou até para uma ceratite (lesão corneana).

Leia mais…


Inovação na cirurgia do glaucoma

26 de maio de 2017
20170526 blog-01

Inovação na cirurgia do glaucoma

imagem Istentimagem Istent 2

 

Dra. Ana Carolina Pasquini Raiza (104.173)

Dra. Regina Cele (CRM 84.485)

Glaucoma – HCLOE
Leia mais…


Ortoceratologia – Corrigindo a miopia enquanto você dorme

09 de maio de 2017
HCLOE

O uso intensivo de computadores e dispositivos eletrônicos tem sido apontado como uma das principais causas do aumento do número de pessoas com miopia no Brasil e no mundo. Para quem não quer usar óculos ou lentes de contato durante o dia e/ou não está apto para a cirurgia refrativa, a ortoceratologia surge como uma opção para o tratamento deste problema crescente.

Leia mais…


Os chamados óculos de trabalho servem para quem trabalha em frente ao computador?

28 de abril de 2017
20170501 blog-01

Hoje, o computador, assim como outros dispositivos eletrônicos, ocupa um espaço importante em nossas vidas, tanto para a realização de atividades profissionais quanto para o dia a dia, de maneira geral. Essa ampla utilização, contudo, pode gerar desconforto visual, cefaleia (dor de cabeça) tensional e até mesmo sensação de cansaço, fatores que representam riscos significativos para nossas atividades profissionais.

Leia mais…


NOVOS TRATAMENTOS DE RETINA: SERÁ QUE PODEREI CONTROLAR MINHA DMRI?

26 de abril de 2017
20170428 blog

DMRI é a sigla para Degeneração Macular Relacionada à Idade, a principal causa de cegueira em pacientes acima de 50 anos. Estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas apresentem essa doença nos EUA e que 200 mil novos casos surjam a cada ano.

Leia mais…


PRESSÃO ALTA: E AGORA DOUTOR, MEU OLHO PODE PIORAR?

26 de abril de 2017
20170426 blog

Pressão alta. E agora doutor, meu olho pode piorar?

Sim, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) pode afetar tanto a estrutura quanto a função da vasculatura ocular causando alterações visuais muitas vezes irreversíveis. A pressão alta, como popularmente é conhecida, é extremamente comum e muitas vezes não diagnosticada devido seu caráter predominantemente assintomático (estima-se que serão 1,56 bilhões de hipertensos em 2025).

Leia mais…


DIA MUNDIAL DA SAÚDE – Cuidados com a saúde ocular

07 de abril de 2017
blog_7-4

O mês de abril ganhou um importante título visando a prevenção e o combate à cegueira: o #AbrilMarrom. A missão do HCLOE é ajudar as pessoas a enxergarem um mundo melhor, e por isso, também abraçamos essa missão! Confira algumas dicas para cuidar da sua saúde ocular:
Leia mais…